sábado, 5 de março de 2011

Saúde e condições de TRABALHO DOS DOCENTES

A  questão das condições de trabalho exige a abordagem de pontos distintos: um ponto é a questão dos EQUIPAMENTOS, EDIFICAÇÕES e outros MATERIAIS necessários ao exercício da profissão; outro  ponto são as condições subjetivas associadas AO AMBIENTE DO TRABALHO. 

No primeiro caso, é uma pena que não tenhamos, até agora, aproveitado os recursos decorrentes da expansão de vagas da forma como fizeram outras IFES. Temos de continuar lutando internamente, para romper as amarras que impedem estes recursos de se transfomarem em melhoria de condições e, externamente, buscar congregar a comunidade da UFRJ e das demais IFES numa luta pela garantia de um fluxo permanente de recursos, não apenas de infraestrutura, mas também de custeio. No segundo caso, temos de superar visões simplistas de percepção de nossa produção.

Somos a favor de que haja critérios de aferição de nossa produção. Afinal, somos um ente público. Deve-se, no entanto, priorizar não a quantidade mas sim o ESFORÇO, o IMPACTO e a DENSIDADE da produção. Alcino/ Maria José.


Nenhum comentário:

Postar um comentário